Junte-se aos Jocumeiros de todas as nações em orar e ouvir a Deus. Ele o está convidando!
Nós lemos em Filipenses que no fim dos tempos todos os joelhos se dobrarão e toda a língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor (2:10-11). Mas o que temos feito para que Jesus seja o Senhor agora? Será que confiamos nEle? Será que hesitamos em obedece-lo? O ensino sobre fazer Jesus Senhor era um dos princípios fundamentais enfatizados no início da Jocum. No foco neste mês de oração da Jocum, chamado “The Invitation”, a co-fundadora da Jocum Darlene Cunningham compartilha um testemunho pessoal dramático sobre como ela viu esse princípio em prática em sua própria vida. Ela também oferece a cada Jocumeiro orientações sobre como orar por um renovar de seu compromisso em fazer Jesus Senhor no dia a dia.
Tire um momento para assistir (no link a seguir) o vídeo da Darlene:
No vídeo ela é entrevistada por Miranda Heathcote, que trabalha com a JOCUM da Espanha. Para um resumo do vídeo verifique o final deste documento.
Junte-se a nós neste mês durante o dia de oração “The Invitation” na quinta-feira do dia 12 de Março, quando estaremos orando e buscamos discernimento. Se você tiver pouco tempo para orar então ore por você mesmo e para que a família de JOCUM possa crescer em nossa capacidade de confiar em Deus o suficiente de forma que confiemos em Jesus sem hesitação. Obrigado por ser parte da “The Invitation”. Nós ficaremos felizes em receber os seus relatos sobre o seu tempo de oração.
Você pode enviar o seu email para prayer@ywam.org.
Também observe o pedido de oração sobre o chamado para que cada obreiro compartilhe sobre Jesus com cinco pessoas durante o mês de Maio.
Antes de orar:
Leiam juntos, em voz alta, Romanos 12:1-2:
Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês. E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:1-2 NAA
Ao assistir o vídeo, atente à forma como a Darlene descreve o senhorio de Jesus. Ela diz que o fato Dele ser SENHOR significa que “não há nenhum aspecto de minha vida sobre o qual Ele não seja Senhor. Quando Jesus é nosso SENHOR isso é demonstrado em tudo o que fazemos.”
Depois de assistir ao vídeo, todos no grupo precisarão de uma folha de papel, ou um diário e uma caneta. Lidere o seu grupo pelos passos abaixo:
- Peça que façam um circulo grande na página.
- Divida o circulo em cinco partes (como uma pizza)
- Escreva um dos seguintes termos em cada parte: relacionamentos, finanças, tomada de decisões, cuidado pessoal, administração do tempo, chamado.
- Imagine que o valor no centro do circulo é zero e na linha exterior do círculo é 10.
Agora, convidamos você a pensar sobre cada uma dessas áreas de sua vida (você pode adicionar outras áreas se assim o sentir). Até que ponto você está satisfeito com sua submissão ao senhorio de Jesus nessa área de sua vida? Zero significa totalmente insatisfeito, isto é, você sabe que Cristo não é o Senhor dessa parte de sua vida, e talvez você nunca nem mesmo considerou que ele pudesse ser. Por outro lado, dez representa satisfação plena, ou seja, você sabe que você vive em completa submissão ao Senhor Jesus nessa área de sua vida.
Torne essa atividade em um processo de reflexão e conversa com o Senhor: ouça a Ele, esteja aberto a orientação do Espírito Santo à medida que você pontilha as linhas representando cada aspecto de sua vida diária.
Como Orar – O Senhorio de Cristo:
- Ore para estar ciente de distrações. Depois que a Darlena compartilhou sobre a necessidade de sua filhinha precisar de cuidados médicos, A Miranda comenta que o testemunho não era apenas sobre obedecer a Deus, mas sim sobre estar atento à direção de Deus a cada momento.
- O quê em sua vida, e na vida de sua equipe ou comunidade, impede vocês de estarem atentos ao mover do Espírito Santo?
- Como você é distraído no seu dia-a-dia?
- De que forma seus sentimentos ou apegos o levam em outras direções?
- Expresse o seu amor a Deus à medida que se conscientiza desses “outros amores”. De que forma Deus pode direcionar você a arrumar sua vida de tal maneira que possa estar atento à forma como o guia de forma consistente?
- Como isso se manifestaria no contexto de sua equipe ou comunidade?
- Ore por diferenciação da cultura que o envolve. Nós lemos em Romanos: “Não se torne tão parte de sua cultura que você se adeque nela sem mesmo pensar.”
- Existem áreas às quais você ou sua comunidade conferiram valores particulares de seu contexto cultural que são contrárias à uma vida debaixo do senhorio de Cristo?
- Tire um tempo para identificar areas em sua vida nas quais isso seja verdade.
- Confesse e se arrependa dessas áreas de ajustamento cultural e peça a Deus para que reajuste você com a vida e ensino de Jesus.
- Ore por um coração sensível. Darlene disse que obediência tardia não é obediência. Pense sobre que área de sua vida, ou da comunidade, em que você sente um chamado de Deus para dar um passo de obediência.
- O que você sente ao se deparar com esse chamado? Entusiasmo, Expectativa, medo, relutância ou algum outro sentimento?
- Ao invés de deixar essas emoções de lado pense em como seria para você se tivesse o Senhor dentro da realidade desses sentimentos.
- Dê tempo a si mesmo para estar consciente de Sua presença. Talvez Ele tenha algo a dizer ou talvez Ele apenas deseje estar com você para lhe dar segurança nesse passo de obediência.
- Ore por níveis mais profundos de confiança em Deus. A Darlene diz: “Jesus não pode ser Senhor se você não confiar nEle. E você está totalmente ciente de que Ele sempre é bom, e justo e tem toda a sabedoria e tudo o que sabemos sobre o Seu caráter. Se nós nos alinharmos a isso, então submeter-se ao seu senhorio é, na verdade, bem fácil.”
- Dê tempo para lembrar das áreas nas quais você acha difícil confiar em Deus.
- Ore para que haja uma revelação mais profunda da bondade, justiça e sabedoria de Deus em sua vida e na vida de sua comunidade.
- Nota Especial: Ore para que cada membro da familia jocumeira compartilhe a sua fé com pelo menos cinco pessoas durante o mês de Maio. Os líderes de JOCUM estão convocando jocumeiros a participar no DIA GLOBAL DE EVANGELIZAÇÃO (globaloutreachday.com). Lynn Green, um dos líderes de Jocum, disse “Comecem a orar, por favor, para que o Senhor abra as porta para cada jocumeiro, independentemente de sua função, a falar pessoalmente sobre Jesus a pelo menos cinco pessoas durante o mês de Maio.
Se envolva
- Torne sua submissão ao senhor de Cristo em um alvo espiritual para uma ou mais áreas de sua vida. Aplique o exercício com o circulo acima após seis meses e depois um ano para avaliar seu progresso.
- Como você descreveria o senhorio de Cristo para alguém que você esteja mensurando? Examine as Escrituras, ouça a Deus e desenvolva sua forma pessoal de explicar o conceito. Compartilhe com alguém que o esteja mensurando e depois com alguém que você esteja mentorando.
- Prepare sua área agora para participar no globaloutreachday.org. Prepare cada pessoa, a despeito de seu papel na Jocum, para compartilhar sobre Jesus com cinco pessoas durante o mês de Maio.
- EM 1993, líderes de JOCUM receberam uma palavra do Senhor para orar por Muçulmanos. O movimento “30 Dias de Oração pelo Mundo Muçulmano” tem crescido desde então, com guias de oração disponíveis em mais de 30 línguas. Aprenda sobre as culturas e identidade Muçulmanas de todo o mundo e seja inspirado a orar por suas necessidades, preocupações e para que Jesus se revele a eles. Junte-se às centenas de milhares de cristãos em oração pelos Muçulmanos durante o Ramadan que começa no dia 24 de Abril. Também há as visões para crianças. Informe-se e descubra onde solicitar guias de oração em seu país e língua em pray30days.org
- Compartilhe em facebook.com/youthwithamission, poste uma foto e adicione um comentário sobre como você orou.
- Acesse o twitter.com; procure por #praywithywam e twite sobre o seu tempo de oração / publique uma foto. Você também pode postar uma foto no Instagram e usar a mesma hashtag, #praywithywam.
- Envie um e-mail para prayer@ywam.org informando como você orou e o que Deus revelou a você.
Como oramos
Fevereiro de 2020 – Vida em Santidade
- Nós recebemos um pedido de oração por paz área leste da República Democrática do Congo onde há conflitos entre as províncias Kivu do norte e Kivu do sul.
Janeiro & Fevereiro de 2019
- Uma atualização sobre o The Send: nós oramos pelo The Send em Janeiro e Fevereiro do ano passado. Jocum é uma das organizações parceiras desses eventos em estádios. Nós louvamos a Deus por tudo o que Ele já fez através desses ajuntamentos. No dia 23 de Fevereiro do ano passado 58 mil pessoas encheram um estádio em Orlando, EUA e onde muitos se comprometeram a servir a Jesus nas nações e em suas vizinhanças. Então, em Brazil no dia 8 de Fevereiro deste ano mais de 150 mil pessoas encheram três estádios em São Paulo e Brasília e novamente muitos se comprometeram a ir às nações, ensinar em suas universidades, ler a Bíblia diariamente e cuidar dos órfãos. Ore pelos futuros eventos do The Send na Argentina no dia 25 de Abril de 2020 e em Kansas City, EUA em Outubro para que Deus possa trazer pessoas e se mover entre elas novamente. Para mais informação acesse thesend.org.
Tópicos Futuros:
Série: Princípios Espirituais do Inicio da Jocum
- 9 de Abril: O Temor do Senhor (Ramona Musch) – série em 4 partes
- 14 de Maio: Acabando com a Escassez da Palavra (Loren Cunningham)
- 11 de Junho: Venezuela
Não perca o The Invitation:
- Inscreva-se para atualizações de oração. Vá para ywam.org, encontre a caixa “Stay Connected” na página inicial, insira seu endereço de e-mail e clique em “ Sign up ”.
- Faça o download de atualizações de oração em um idioma específico. Vá para ywam.org/theinvitation. (Atualmente disponível em espanhol, português, francês, indonésio, coreano ou solicite outros idiomas.)
- Junte-se à conversa sobre como Deus está liderando nestes momentos de oração. Comente na página do Facebook na segunda quinta-feira em facebook.com/youthwithamission ou no Twitter @ywam, hashtag #praywithywam. Você também pode postar uma foto no Instagram e usar a mesma hashtag #praywithywam.
- Agora você pode ouvir o convite como um podcast. Para se inscrever ou ouvir episódios anteriores, vá para: ywampodcast.net/prayer.
- Se você sentir que Deus lhe deu uma palavra ou uma direção para a oração de JOCUM, por favor entre em contato conosco: prayer@ywam.org.
Resumo do vídeo de Darlene:
No vídeo, a Miranda Healthcote, que trabalha na Espanha com a Jocum e que é parte da equipe do “The Invitation, fala com a Darlene Cunningham, co-fundadora da Jocum. Miranda inicia o vídeo perguntando da Darlene como ela tem visto o princípio espiritual do senhorio de Cristo em prática na Jocum desde o início da missão.
Darlene disse que o princípio do senhorio de Jesus é tão fundamental que é difícil de selecionar uma história. “É absolutamente tudo, e significa que não há nenhuma área de minha vida da qual Ele não seja Senhor. Quando é assim, o senhorio de Jesus se manifesta em tudo o que fazemos.
Ela fala sobre um dia quando eles estavam dirigindo da Suiça para o Oriente Médio em um prático. Karen, que tinha menos de um ano estava com eles. A Darlene percebeu que a Karen estava com febre alta. Ao olhar bem perto ela percebeu que a Karen demonstrava sintomas de varíola. Darlene imaginou que a Karen estava tendo uma reação alérgica à vacina contra varíola que eles foram obrigados a tomar antes da viagem.
Darlene perguntou a Deus, “O que o Senhor fará? O Senhor que me disse para trazer ela.”
Ela disse para o Loren que a situação da Karen era séria e que teriam que fazer algo logo. Naquele momento Loren viu uma placa indicando uma base militar. Eles seguiram a direção. Uma dos membros da equipe era viúva de um soldado morto no Vietnam, o que garantiu a todos acesso à base. Ao ver a situação da Karen o soldado lhes mandou ir direto para a clínica. Ao chegar lá o médico disse “Vocês têm muita sorte. Nós tivemos esse problema algumas semanas atrás e tivemos que encomendar remédios do Reino Unido e sobrou uma dose só.”
A Darlene disse, “É por causa do senhorio de Jesus. Ele é quem está no comando. É por isso que eu estava confiante de que tudo ficaria bem”
Miranda diz que no relato não é só uma questão de obedecer, mas também de estar ciente da direção de Deus a cada passo. Ela perguntou à Darlene como ela gostaria que os JOCUMeiros orassem para que fossemos renovados nesse princípio do Senhorio de Jesus em nossas vidas.
Darlene disse, “Se Ele é realmente o Senhor, então quando Ele me manda fazer algo, não tem negociação. A resposta é ‘Sim.’ Eu só preciso saber o que devo fazer. Obediência tardia não é obediência. Não se deve consultar a agenda ou a conta bancária primeiro. Isso não é a resposta certa. A resposta certa é, ‘Senhor, queres que eu vá?’ Tu terás que suprir os recursos, mas eu não vou dizer a ti porque eu não posso ir.
Ela disse que nesse momento há bastante alunos. Está faltando espaço mas os líderes têm convicção de que eles dever dizer sim para os alunos que Deus está enviando. Agora eles estão armando a sexta tenda. Darlene disse que é não é uma situação ideal, que seria mais fácil diminuir o número de alunos a um patamar mais fácil de administrar.
(Mas) nós não podemos fazer isso se Ele é o Senhor da coisa. Ele envia os alunos. Nós dizemos, ‘sim’. Daí ele vai tem que nos ajudar a descobrir como fazer acontecer.
Ela disse que não sabe como as pessoas vivem de outra forma. “Nós temos tanta segurança quando tornamos Ele nosso Senhor.”
Então ela adicionou, algumas vezes Deus trás convicção suave de áreas onde nós não fazemos dEle o Senhor. Nós deixamos de lado a doce palavra de Deus e nos recusamos a retornar a Deus sobre o assunto temendo que nos mande fazer algo. “Nesse caso Ele não é o Senhor.”
She added, sometimes God brings loving conviction of places where we haven’t made Him Lord. We’ve pushed aside the gentle word of God and we don’t want to go back to God about it because He might ask us to do it. “Then He’s not Lord.”
Miranda conclui que essa palavra é muito forte. “Quantas vezes não negociamos com Deus e colocamos nossa sabedoria em primeiro lugar”? Corremos o risco de viver dentro de nossas limitações ao invés de debaixo do senhorio de Cristo.
Darlene disse que não deixaremos Jesus ser o Senhor se não confiarmos nEle. “Ele não pode ser Senhor se você não confia nEle. Se não estiver certo que Ele sempre é bom, justo e tem toda a sabedoria e todas as outras coisas que sabemos sobre o Seu caráter. Se nos alinharmos com essas verdades, então submeter-se ao seu senhorio torna-se muito fácil.