Princípios Espirituais dos Primeiros Dias da JOCUM – Viver Santo

Junte-se à JOCUM em todo o mundo orando e ouvindo a Deus. Ele está te convidando!

Viver Santo-
Credito da foto: www.fggam.org

Lemos nas Escrituras: “Sereis santos, porque eu, o Senhor teu Deus, sou santo” (Lv 19: 2). Desde os nossos primeiros dias, a JOCUM colocou um valor e uma alta prioridade no viver santo. O objetivo de nossa atual série de orações “Princípios Espirituais dos Primeiros Dias da JOCUM” é refletir sobre os principais princípios que Deus mostrou aos nossos fundadores e líderes no início de nosso ministério. A oração é que a JOCUM, em uma frente unida, reflita sobre esses princípios e que Deus nos guie de uma maneira cada vez mais profunda no futuro.

Reflita sobre o vídeo de 13 minutos associado ao nosso segundo tópico, Vida Santa. Neste vídeo, Miranda Heathcote, que trabalha com a JOCUM na Espanha, entrevista Lynn Green, um líder da JOCUM que frequentou a primeira escola da JOCUM há 50 anos:

Neste vídeo, Lynn identifica professores de nosso passado que modelam a vida santa e compartilham uma história contínua de vida santa sendo modelada por um grupo de jovens. Veja seu desafio de viver uma vida santa em 2020. Um resumo mais detalhado do vídeo pode ser encontrado no final deste material de oração. Os tópicos restantes desta série são o Temor do Senhor e o Senhorio de Cristo.

 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é discernimento.

Provérbios 9:10

Junte-se a nós neste mês durante o dia de oração The Invitation na quinta-feira, 13 de fevereiro, enquanto oramos e discernimos. Se você tiver apenas alguns momentos para orar, ore para que reflitamos cada vez mais o caráter de Jesus enquanto buscamos a Deus e pedimos que Deus nos convença. Obrigado por fazer parte. Gostaríamos muito de receber histórias suas sobre como você orou. Você pode nos enviar um e-mail para prayer@ywam.org.

Preparando para Orar:

Se você ora apenas com esses materiais ou se reúne com outras pessoas, peça ao Espírito Santo que amoleça seu coração para receber esta mensagem.

Leia em voz alta Provérbios 4, 20-27:

Meu filho, preste atenção no que eu digo;
Volte seu ouvido para minhas palavras
Do Não os deixe fora de vista,
mantenha-os dentro do seu coração;
pois são vida para quem os encontra
e saúde para todo o corpo.
Acima de tudo, guarde seu coração,
pois tudo que você faz flui dela.
Mantenha sua boca livre de perversidade;
mantenha a conversa corrupta longe de seus lábios.
Deixe seus olhos olharem para frente;
fixe seu olhar diretamente diante de você.
Pense cuidadosamente nos caminhos para os seus pés
e seja firme em todos os seus caminhos.
Não vire à direita ou à esquerda;
mantenha seu pé do mal.

Considere a imagem de uma fonte que flui do âmago do seu ser – o que o escritor de Provérbios chama de coração. Quão clara é esta água de nascente em sua vida atualmente?

Princípios para Intercessão Efetiva
Credito da foto:  www.QuemAmaOra.com

Princípios Para Uma INTERCESSÃO EFETIVA

por Joy Dawson

  1. Esteja certo de que tenha um coração limpo e puro diante do Senhor… Dê tempo ao Espirito Santo para te convencer de qualquer pecado não confessado.
  2. Reconheça que você não é capaz de orar sem o Poder e o conduzir do Espírito Santo.
  3. Entregue todos os seus pensamentos, desejos e pesares ao Senhor, para que ele possa compartilhar todos os motivos para que você ore.
  4. Peça ao Senhor que te encha com o Espirito Santo e por fé o agradeça, sabendo que é o desejo Dele faze-lo.
  5. Tenha uma postura ofensiva contra o inimigo no poder do Nome de Jesus e use a espada do Espírito que é a Palavra de Deus.
  6. Por fé louve-o, pelo maravilhoso tempo de oração, que terão. Ele é um maravilhoso Deus e agirá de acordo a sua Natureza Eterna.
  7. Tenha um tempo de silêncio e expectativa diante do SENHOR e em obediência compartilhe o que o Senhor colocou em seu coração. Não mude para o próximo assunto até que você tenha dado a Deus tempo para lhe falar tudo o que Ele tem sobre aquele assunto específico.
  8. Tenha sempre sua bíblia com você para que Deus possa te guiar e te dar confirmações através dela.
  9. Quando o Senhor acabar de compartilhar os motivos para que você ore, termine esse tempo com sacrifícios de Louvor e ações de graça pelas grandes coisas que Ele tem feito.

Como Orar:

  • Reconheça que a vida santa começa não com regras, mas com a atitude do coração. Reserve um tempo individualmente para responder a Deus da maneira que ele o instruir.
  • Ore para que sejamos sensíveis a atitudes ou comportamentos que não refletem o caráter de Deus. Reserve tempo para identificar esses padrões por meio de confissão e arrependimento.
  • Lynn falou sobre o desejo de Deus de mostrar Seu poder através de pessoas que demonstram Seu caráter. Ore por sua equipe ou comunidade da JOCUM e pela JOCUM em seu país ou região. Sejamos aqueles que exibem o caráter de Jesus de maneiras que apontam outros para ele.
  • Ore para que a JOCUM experimente um retorno à vida santa da maneira que for necessária, que nossas ações correspondam aos nossos valores e essa integridade tenha um impacto sobre nosso ministério frutífero no mundo.

Depois de orar: algumas reflexões sobre como responder

Pode ser que, depois de orar, você e seu grupo estejam se perguntando que coisas práticas você pode fazer para responder ao que o Senhor está avivando em você sobre o assunto de viver uma vida santa. Seja sensível a qualquer coisa que você se sinta especialmente inspirado a fazer pelo Espírito Santo. Além disso, você pode considerar as seguintes maneiras de aprender a viver com grande sensibilidade a esse chamado à santidade

Princípios de intercessão (veja imagem acima)

Até que ponto sua comunidade da JOCUM pratica os Princípios de Intercessão?https://www.ywam.org/custom-content/uploads/2019/11/PrinciplesForEffectiveIntercession-JoyDawson.pdf ) Se ainda não o fez, considere incorporar esses princípios em seus tempos regulares de intercessão . Como seria para você praticar esse modo de prestar atenção ao modo como está vivendo, individualmente, de forma relacional e com Deus?

Festa do Amor

Você pode rever este artigo (https://www.ywam.org/blog/2014/03/12/ywam-love-feasts/) sobre a tradição da JOCUM de realizar “Festas do Amor”. Preste atenção especial ao que Tom Bloomer comenta sobre a preparação do coração antes de compartilhar esta refeição especial: “Havia uma sensação de expectativa e santidade durante todo o dia. Estudantes e obreiros oraram por horas durante a tarde pelo banquete de amor. As pessoas batiam nas portas umas das outras, para confessar as coisas e pedir perdão. Ninguém queria ser um obstáculo para a reunião do Senhor conosco naquela noite.”

Como seria sua comunidade compartilhar festas de amor dessa maneira? Considere experimentá-lo apenas uma vez, antes de torná-lo um elemento regular do ritmo da sua comunidade.

Uma oração Sondando o Coração

(veja https://www.prayerandpossibilities.com/examen-your-daily-debrief-with-jesus/)

Este é um padrão simples e antigo de oração. Pode ser usado diariamente como forma de cultivar uma consciência sensível e receptiva. Aqui está uma maneira de sondar nosso coração:

  1. Reconheça Suas bênçãos.
  2. Peça ao Espírito Santo que revele o que você precisa ver.
  3. Volte nos acontecimentos do seu dia.
  4. Arrependa-se por onde você ficou aquém.
  5. Resolver. Dialogue com Jesus como você pode fazer melhor amanhã.

Desafie-se a experimentá-lo todos os dias durante um mês e tome nota de quaisquer efeitos sobre como você pensa e se comporta.

Outras perguntas para reflexão

Essas perguntas podem ser usadas para registro em diário pessoal ou como parte de uma discussão reflexiva em grupo:

  1. Até que ponto suas práticas regulares – ler as escrituras, interagir com as pessoas da sua comunidade, autorreflexão – ajudam você a ficar ciente de maneiras pelas quais você não está vivendo plenamente em submissão à pessoa e aos caminhos de Jesus?
  2. Lynn falou sobre sua própria tendência em julgar os outros. Quais são seus padrões repetidos de comportamento que não refletem o coração de Deus? Como você pode cultivar uma nitidez de consciência nessa área em particular?

Viver Santo – 2 Coríntios 7:1

Visto que temos essas promessas, amados, vamos nos purificar de toda contaminação do corpo e do espírito, levando a santidade à completude no Temor do Senhor.

 Credito da Foto: www.1stcharles.org

Tome alguma Atitude

  • Incorpore os Princípios de intercessão de Joy Dawson regularmente como equipe ou como indivíduo, conforme mencionado acima.
  • Realize um banquete de amor como mencionado acima.
  • Incorpore regularmente a atitude de sondar seu coração, conforme mencionado acima.
  • Procure o Senhor para lhe mostrar como viver santo em um mundo profano.
  • Medite nos seguintes versículos e no contexto ao seu redor. O que você acha da vida santa?
    • Levítico 11: 44-45
    •  Levítico 20:26
    • 1 Pedro 1: 13-16
  • Em grupo ou individualmente, leia as promessas que precedem 2 Coríntios 7: 1 (2 Coríntios 6: 16-18). Discuta como eles inspiram você a viver de maneira santa.
  • Compartilhe em facebook.com/youthwithamission, poste uma foto e adicione um comentário sobre como você orou.
  • Acesse o twitter.com; procure por #praywithywam e twite sobre o seu tempo de oração / publique uma foto. Você também pode postar uma foto no Instagram e usar a mesma hashtag, #praywithywam.
  • Envie um e-mail para prayer@ywam.org informando como você orou e o que Deus revelou a você.

Como Oramos

 Janeiro 2020 – Procurando Deus

  • Quase 900 pessoas gostaram do nosso post no Facebook para o convite em janeiro. 36 pessoas responderam e foi compartilhada 94 vezes.
  • Recebemos um pedido para orar pelo sul de Camarões, onde os moradores sofreram devido à violência.
  • Um homem escreveu para dizer que o vídeo de Loren o lembrou da primeira vez que viu uma foto da família Cunningham pendurada em uma parede na Itália. Ele disse que “foi a família que mais me fez acreditar que Deus existe”. Agora ele orava: “Que o Senhor ultrapasse todas as expectativas humanas em consolá-lo e suprir todas as suas necessidades materiais e espirituais.”
Crédito da foto: www.evangelicaloutreach.org

Pois Deus não nos chamou para vivermos uma vida impura.

Todavia, aquele que rejeita essas instruções, não rejeita a homem, mas a Deus, quem deu Seu Espírito Santo. (1Tessalonissenses 4:7-8)

 Tópicos Futuros:

 Série: Princípios Espirituais dos Primeiros Dias da JOCUM

  • 12 de março: Senhorio de Cristo (Darlene Cunningham) – 3 de 4 da série
  • 9 de abril: Temor do Senhor – 4 de 4 da série
  • 14 de maio: Erradicação da pobreza Bíblica (Loren Cunningham)

Não perca o The Invitation:

  • Inscreva-se para atualizações de oração. Vá para ywam.org, encontre a caixa “Stay Connected” na página inicial, insira seu endereço de e-mail e clique em “ Sign up ”.
  • Faça o download de atualizações de oração em um idioma específico. Vá para ywam.org/theinvitation. (Atualmente disponível em espanhol, português, francês, indonésio, coreano ou solicite outros idiomas.)
  • Junte-se à conversa sobre como Deus está liderando nestes momentos de oração. Comente na página do Facebook na segunda quinta-feira em facebook.com/youthwithamission ou no Twitter @ywam, hashtag #praywithywam. Você também pode postar uma foto no Instagram e usar a mesma hashtag #praywithywam.
  • Agora você pode ouvir o convite como um podcast. Para se inscrever ou ouvir episódios anteriores, vá para: ywampodcast.net/prayer.
  • Se você sentir que Deus lhe deu uma palavra ou uma direção para a oração de JOCUM, por favor entre em contato conosco: prayer@ywam.org.

Resumo do Vídeo de Lynn Green:

Miranda Heathcote, que trabalha na Espanha como parte da equipe de The Invitation, falou com Lynn Green sobre os primeiros dias da JOCUM. Ela perguntou a Lynn como ele e outros jovens JOCUM sentiram que Deus os chamava para uma vida santa.

Lynn disse que a vida santa era um dos principais temas durante toda a primeira escola. Em 2019, a JOCUM celebrou o 50º aniversário desta primeira escola, a Escola de Evangelismo que ocorreu em Lausanne, Suíça. Dois dos professores que Lynn lembra que falaram sobre a vida santa foram Joy Dawson e Duncan Campbell. “Tornou a vida santa realmente desejável”, lembrou Lynn.

Duncan dizia: “Deus não quer mostrar seu poder através de pessoas que não mostram seu caráter”.

Lynn disse que acha que lutamos no corpo de Cristo para sustentar o que é viver santo, porque temos uma tendência farisaica. “Vamos descobrir o que podemos fazer e o que não podemos fazer, e depois criaremos regras.” Essas regras ficam desatualizadas e as pessoas vivem de acordo com os padrões éticos e culturais de duas décadas atrás, e isso se chama santidade.

Ele cresceu com um conjunto de regras que significava que eles não dançavam, não bebiam e não fumavam. Eles nem sequer jogavam boliche, “talvez porque servissem cerveja no boliche”.

Lynn disse: “Lutamos porque a santidade é uma questão do coração, e há partes do nosso coração que ainda não estão sob o senhorio de Cristo”. Ele disse que vê regularmente pedaços do seu coração que não estão certos. Por exemplo, ele se sente convencido por julgar as pessoas.

Ele disse que é preciso uma proximidade com o Espírito Santo para cumprir os mandamentos de ser santo, como Deus é santo. Enfrentamos regularmente situações que não são abordadas especificamente na Bíblia, como responder a uma pessoa nas mídias sociais.

“Nossa consciência por si só não faz isso”, disse Lynn. “Temos que permitir que o Espírito Santo afie nossa consciência estando nas Escrituras, estando em Sua presença, ouvindo-O todos os dias.”

Miranda pediu a Lynn um exemplo de como ele viu a santidade fazendo parte da JOCUM.

Lynn contou a história de uma igreja que encontrou em 2003 no estado de Washington, nos EUA. Era uma igreja batista conservadora, onde eles se apegavam a Deus e “a santidade estava no coração do que estavam fazendo”. Ele e sua esposa visitaram a igreja e viram jovens convertidos e discipulados em uma vida santa. Esta igreja enviou sete equipes para a JOCUM Harpenden. Neste verão, chegou uma equipe e eles viram o “poder radical de Deus” nas pessoas sendo humilhadas e libertadas.

Lynn disse: “Eu acredito que a unção ainda existe para nós”. Foi o que ele viu tanto naquela primeira escola com Joy Dawson e Dr. Campbell. Foi uma unção para “obras profundas de Deus, o poder de Deus trabalhando transformando as pessoas”.

Lynn acrescentou: “A vida santa é um dos pré-requisitos que Deus coloca para nós antes de podermos exercer esse tipo de poder, porque, se não temos o Seu caráter, temos o poder e o deturpamos”.

Miranda perguntou a Lynn como ele gostaria que orássemos pela vida santa na JOCUM.

Ele sugeriu que usássemos os Princípios de Intercessão de Joy Dawson até que sejam uma segunda natureza. [Consulte https://www.ywam.org/custom-content/uploads/2019/11/PrinciplesForEffectiveIntercession-JoyDawson.pdf]. “Você está esperando Deus, está morrendo de vontade de si mesmo, está perguntando se existe alguma razão para o Espírito Santo não falar conosco, algum pecado não confessado.” Lynn disse que esse tipo de oração traz à confissão de nossas comunidades um para o outro.

Ele disse que em sua reunião de obreiros no dia anterior, em Harpenden, Inglaterra, houve uma confissão espontânea, profunda e humilde por um dos obreiros. “Esse é um bom sinal”, refletiu Lynn. “Se estamos em uma comunidade em que não há verdadeira abertura, humildade e confissão um com o outro há muito tempo, provavelmente não estamos nos mudando para um grupo sagrado”.

Ele disse: “Os Princípios da Intercessão, onde você espera em Deus e pede que Ele o convença, onde você precisa se humilhar e se arrepender do que ele mostra a você, que é fundamental para a nossa identidade.”