Ore pelo Irã

O Convite, 12 de fevereiro de 2026

O povo do Irã, com aproximadamente 92,8 milhões de pessoas, enfrenta uma crise nacional. Protestos contra a inflação descontrolada e a falta de liberdade têm sido recebidos com uma repressão brutal que, segundo relatos, resultou na morte de cerca de 5.000 pessoas e na detenção de muitas outras.

Tema sugerido por E., na Grécia, e escrito por H., na América do Sul, e D., na Armênia. Foto de um protesto iraniano em Londres por Ollie Barker-Jones, no Unsplash.

Embora o Estado afirme que mais de 90% dos iranianos são muçulmanos xiitas, pesquisas independentes sugerem uma realidade muito diferente: apenas cerca de 40% se identificam como muçulmanos, 32% afirmam não ter religião e aproximadamente 8% se identificam como ateus. As leis de apostasia criminalizam a conversão do islamismo — punível com a morte — e, ainda assim, estima-se que as comunidades cristãs clandestinas somem entre um e dois milhões de crentes.

Neste momento crucial, junte-se a nós em oração pelo Irã. Ore agora e também no dia 12 de fevereiro, o dia de oração da iniciativa de oração da JOCUM (YWAM) chamada O Convite.

  1. Ore por proteção e coragem. Peça a Deus que proteja os manifestantes que estão arriscando suas vidas pela verdade e que conforte as famílias dilaceradas pelo medo e pela perda. Ore por esperança e motivação em meio às dificuldades econômicas.
  2. Ore pela igreja subterrânea. O Irã tem uma das populações cristãs que mais crescem no mundo, com igrejas clandestinas se expandindo apesar da perseguição. Disse um obreiro da JOCUM: “Ao longo dos anos em que estivemos envolvidos, vimos um fluxo constante de pessoas vindo a Jesus. O crescimento da igreja e a fome das pessoas por Jesus dentro do país são impressionantes.” Ore pela segurança, força e testemunho ousado desses crentes, enquanto eles brilham como luzes.
  3. Ore pelos jovens do Irã. Ore pelos 25% da população iraniana com menos de 15 anos, que enfrentam um futuro incerto. As gerações mais jovens do Irã rejeitam cada vez mais as leis do hijab obrigatório (cobertura da cabeça) e a identidade religiosa imposta pelo Estado. Essa mudança cultural posicionou o Irã como uma das sociedades que mais rapidamente se secularizam no Oriente Médio, desafiando diretamente os fundamentos ideológicos do regime.
  4. Ore pela transformação espiritual dos líderes. Interceda pela redenção dos líderes do Irã. Ore para que até mesmo o aiatolá Ali Khamenei tenha um encontro com Jesus Cristo e experimente a verdadeira liberdade.
  5. Ore por justiça e paz. Peça a Deus que responda aos clamores por liberdade com a Sua liberdade e à fome por justiça com a Sua justiça. Ore por unidade, direitos humanos e liberdade de religião e pensamento. Ore para que a história do Irã seja reescrita não apenas pelo poder humano, mas pelo poder do amor de Deus.

Participe de O Convite.

Inscreva-se para receber e-mails de oração e encontre traduções em muitos idiomas em ywam.org/theinvitation. Entre em contato conosco pelo e-mail prayer@ywam.org para nos contar como você orou, recomendar um tema de oração ou solicitar uma cópia antecipada do guia de oração.