Crianças em Risco

Junte-se aos JOCUMeiros ao redor do mundo em oração e a ouvir de Deus. Ele está te convidando!

Crédito: Johan e Jeannette Lukasse

Crianças e jovens hoje, representam o futuro e a esperança para o Reino de Deus, mas hoje nós vemos muitas brechas onde as intenções de Deus para esta geração de crianças e jovens não estão sendo realizadas. As crianças passam por tremendos sofrimentos e riscos ao redor do mundo. Por favor junte-se à JOCUM neste mês para orar pelas crianças vulneráveis pelo mundo.

Brechas no mundo de hoje:

  1. Mortalidade infantil: Todos os dias, morrem 000 crianças com menos de 5 anos. Em países em desenvolvimento, metade destas mortes é causada pela desnutrição.
  2. Crianças soldados: Há estimativas de que existem 250.000 crianças soldados (algumas com a idade de 7 anos) hoje no mundo, em pelo menos 20 países. Por volta de 40 por cento das crianças soldados são meninas que frequentemente são usadas como escravas sexuais e feitas “esposas” pelos combatentes masculinos.
  3. Crianças e jovens no crime, drogas ou violência: A América Central e América do Sul, estão experimentando um crescimento dramático em crimes praticados por jovens. A máfia da droga recruta crianças tão jovens quanto “9 ou 10 anos de idade” diz Guaraci de Campos Viana a chefe de justiça do tribunal juvenil do Rio de Janeiro “Crianças não tem senso do perigo, ser membro de uma gangue de drogas dá a eles uma espécie de “pico de adrenalina”.”
  4. Crianças de rua: Muitos meninos e meninas menores de 18 anos, descobrem que “a rua” se tornou seu lar ou sua fonte de sustento. Eles são inadequadamente protegidos ou supervisionados. Há muitos outros que estão em risco devido à situação familiar. Em 1989, estimou-se que havia 100 milhões de crianças de rua em todo o mundo.
  5. Cuidado residencial versus cuidado familiar:  Em todo o mundo, muitos estão trabalhando em direção à meta de crianças vivendo com famílias acolhedoras, casas-lar,  famílias adotivas ou em ambientes familiares, em oposição aos orfanatos tradicionais. Lost Kites  é um filme feito por uma equipe da JOCUM com o propósito de fortalecer mundialmente famílias vulneráveis e crianças restauradas a suas famílias –  http://lostkites.com/
  6. Abuso sexual e exploração: Todos os dias em todos os países e níveis sociais, milhões de meninas e meninos enfrentam a experiência comum e alarmante de abuso e exploração sexual infantil.  O abuso sexual de crianças é provavelmente o problema de saúde mais prevalente que as crianças enfrentam com as mais sérias consequências. Uma dentre 10 crianças será sexualmente abusada antes dos 18 anos. Uma dentre 7 meninas e um entre 25 meninos será abusado sexualmente antes dos 18 anos.
  7. Crianças refugiadas: 70,8 milhões de pessoas foram deslocadas à força em todo o mundo, como resultado de perseguição, conflito, violência ou violação dos direitos humanos. Todos os dias esse número cresce em 37.000, dos quais 50% são crianças! Muitos são crianças desacompanhadas ou separadas da família, o que os coloca em uma situação ainda mais vulnerável. As crianças e jovens refugiados frequentemente estão fora da escola e tornam-se vítimas fáceis de exploração sexual.

A JOCUM oferece muitas oportunidades para estudantes e obreiros preencherem uma dessas lacunas trazendo cura e restauração a estas crianças, jovens, suas famílias e comunidades. Ao fazermos isso, podemos ter esperança para o Reino de Deus.

Assista a este pequeno vídeo de um minuto e meio, feito pela Children at Risk School (Escola de Crianças em Risco) da JOCUM em Perth, Austrália.

https://vimeo.com/312469759

Se você tiver somente alguns momentos para orar durante o“The Invitation” por favor ore pelas crianças em risco em sua área e peça a Deus para levá-los à salvação. Obrigada por fazer parte da “The Invitation”. Nós gostaríamos de receber histórias suas sobre como você orou. Você pode nos enviar um e-mail para prayer@ywam.org.

Crédito: Johan e Jeannette Lukasse

Prepare-se para Orar:

Conforme seu grupo se prepara para orar, você é convidado a entrar no tempo de oração pedindo que alguém leia o capítulo 10 do Evangelho de Marcos:

“Alguns traziam crianças a Jesus para que ele tocasse nelas, mas os discípulos os repreendiam. Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: “Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele”. Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou.” (Marcos 10: 13-16). NVI

Se você tiver crianças em seu grupo e for apropriado, peça a um adulto próximo a ela que estenda a mão e a  abençoe.

Crédito: Johan e Jeannette Lukasse

Então, alguém leia em voz alta:

“Quando veio ao mundo, o Filho de Deus se tornou criança e cresceu em sabedoria, idade e graça aos olhos de Deus e de todos que o conheciam. Jesus acolheu as crianças, acreditou na dignidade delas e deixou-as como modelo para todos os que buscam o Reino de Deus. As crianças precisam da ajuda de adultos para desenvolver seus dons individuais e seus poderes morais, mentais e físicos, e assim alcançar a maturidade humana e cristã. Por isso, pedimos a bênção de Deus, não apenas para as crianças da nossa comunidade, mas também para todas as crianças que crescem neste nosso belo e quebrado mundo.”

Depois, alguém leia em voz alta o evangelho de Mateus, capítulo 18:

“Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram:

“Quem é o maior no Reino dos céus?”
Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.” (Mateus, capítulo 18: 1-5) NVI

Ao passar pela parte principal deste período de oração, considere a frase final das escrituras acima. As maneiras pelas quais abrimos espaço para as crianças podem ser maneiras de abrir espaço para Jesus? O que isso diz sobre as maneiras pelas quais não recebemos crianças, às vezes limitando ou até prejudicando-as?

Pense a respeito disso ao fazer a oração.

Crédito: Johan e Jeannette Lukasse

Ore pelas crianças em risco:

  • Ore por melhores cuidados de saúde para mulheres grávidas nos países em desenvolvimento e por cuidados de saúde para crianças recém-nascidas. Ore também por comida e nutrição para crianças nos países em desenvolvimento.
  • Ore pelas crianças que moram nas ruas.
  • Ore pelas crianças refugiadas que representam 50% de todas as pessoas deslocadas no mundo, em busca de proteção e oportunidades educacionais.
  • Ore pelo enorme número de crianças e jovens que se tornam vítimas de abuso sexual em todo o mundo.
  • Ore pelas crianças e jovens que se tornam vítimas de violência por causa do recrutamento em gangues.
  • Ore por crianças que acabaram em atendimento institucional.
  • Ore por crianças e jovens que foram forçados a se tornar crianças soldados por causa de conflitos armados.
  • Ore para que essas crianças ouçam a verdade do evangelho e recebam esperança e nova direção na vida.
  • Ore pelos alunos e obreiros da JOCUM que trabalham com essas crianças. Ore por ousadia, proteção e provisão. Ore para que Deus levante mais obreiros para alcançar crianças em risco.
Crédito: Johan e Jeannette Lukasse

Aja

Crédito: Johan e Jeannette Lukasse
  • Se você estiver interessado em oração e comunicação, pode fazer parte The Invitation. Entre em contato conosco em prayer@ywam.org. Precisamos de um administrador / coordenador; fotógrafos / videógrafos; e pesquisadores.
  • Compartilhe no facebook.com/youthwithamission, publique uma foto e adicione um comentário sobre como você orou.
  • Vá para twitter.com; procure por #praywithywam e twite sobre o seu tempo de oração / publique uma foto. Você também pode postar uma foto no Instagram e usar a mesma hashtag, #praywithywam.
  • Envie um email para prayer@ywam.org informando como você orou e o que Deus revelou a você.

Como Oramos:

Setembro de 2019 – Mundo Hindu

  • Várias pessoas postaram que oraram pelo mundo hindu como parte do convite e algumas notaram    que também orariam durante os 15 dias de oração pelo mundo hindu a partir de 20 de outubro.

Tópicos futuros:

  • 14 de novembro: Tóquio
  • 12 de dezembro: Israel
  • 9 de janeiro: Senhorio de Cristo

Não perca o convite:

  • Inscreva-se para atualizações de oração. Vá para ywam.org, encontre a caixa “Stay Connected” na página inicial, insira seu endereço de e-mail e clique em “ Sign up ”.
  • Faça o download de atualizações de oração em um idioma específico. Vá para ywam.org/theinvitation. (Atualmente disponível em espanhol, português, francês, indonésio, coreano ou solicite outros idiomas.)
  • Junte-se à conversa sobre como Deus está liderando nestes momentos de oração. Comente na página do Facebook na segunda quinta-feira em facebook.com/youthwithamission ou no Twitter @ywam, hashtag #praywithywam. Você também pode postar uma foto no Instagram e usar a mesma hashtag #praywithywam.
  • Agora você pode ouvir o convite como um podcast. Para se inscrever ou ouvir episódios anteriores, vá para: ywampodcast.net/prayer.
  • Se você sentir que Deus lhe deu uma palavra ou uma direção para a oração de JOCUM, por favor entre em contato conosco: prayer@ywam.org.